Tiveram continuidade nesta terça-feira (20) as reuniões do governo do Estado com os municípios para discutir a implantação de formas de armazenamento de água com vistas à irrigação e usos múltiplos da água nas zonas rurais. Conduzidos pela Secretaria Extraordinária da Irrigação e Usos Múltiplos da Água, os eventos contaram com as presenças de inúmeros prefeitos, secretários municipais, dirigentes sindicais e de cooperativas agropecuárias.
Pela manhã, o encontro foi realizado em Três Passos, com a presença de 17 municípios que compõem a Associação dos Municípios da Região Celeiro do Rio Grande do Sul (Amuceleiro), que manifestaram na sua maioria o interesse na implantação de cisternas para armazenamento de água a ser usada nas atividades produtivas.
No período da tarde, em São Luiz Gonzaga, representantes de 15 municípios que fazem parte da Associação dos Municípios das Missões (Amm) manifestaram o interesse pela construção de microaçudes, bem como discutiram formas que possam ampliar a construção, levando em conta o transcurso do ano eleitoral com os empecilhos que são típicos da legislação vigente.
Segundo o secretário Rogério Porto, os encontros vão continuar acontecendo em outras regiões nas próximas semanas de forma a atingir todo o Estado. As regiões que têm sido mais castigadas com as estiagens, estão recebendo atendimento prioritário explica o secretario.
Seberi
Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (19), com municípios membros da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop), a Secretaria Extraordinária da Irrigação discutiu formas de armazenamento de água para garantir a irrigação das atividades produtivas como as lavouras de grãos e as pastagens.
Cerca de 60 pessoas participaram do encontro que reuniu prefeitos (entre os quais os prefeitos de Frederico Westphalen, Erval Seco e Seberi), secretários municipais, dirigentes de cooperativas agropecuárias e lideranças de produtores rurais.
Embora a proposição inicial fosse a discussão das normas para a construção de microaçudes com recursos do Estado, apoio dos municípios e participação dos beneficiários, houve muito interesse nos programas de instalação de cisternas e na produção de leite à pasto irrigado, atividade que vem sendo difundida pela secretaria.
(Governo do Estado, 20/05/2008)