O Núcleo de Fauna do IBAMA/RS recebeu nesta segunda-feira (19), 80 pássaros, resultantes de quatro apreensões realizadas pelo Batalhão Ambiental da Brigada Militar no município de Arroio dos Ratos. A destinação destes animais silvestres compete ao IBAMA. Eles são encaminhados para criadouros conservacionistas.
Os pássaros não possuem anilhas, nem notas comprovando a origem legal deles, o que significa que são resultado de apreensões irregulares na natureza. Uma característica observada constantemente pelos analistas ambientais do Núcleo é o péssimo estado de conservação das gaiolas nas quais os animais são colocados. Com restos de comida podre, jornais velhos e água suja, os pássaros chegam estressados e muitas vezes doentes. E como acontece na maior parte das apreensões, observa o analista ambiental Sergei Weschenfelder, estão exemplares de tié preto; tecelão; canarinho; cardeal; trinca-ferro; azulão; colerinho e pintassilgo, entre outros.
A maior parte dos pássaros foi transportada ontem (20) para um criadouro conservacionista. De acordo com os dados do Núcleo de Fauna do IBAMA/RS desde janeiro de 2008 já foram apreendidos 598 aves; 14 mamíferos e 49 répteis.
(Ibama, texto recebido por e-mail, 20/05/2008)