Carlos Minc reuniu-se com Lula pela primeira vez e disse que ele aceitou suas exigências. Nova secretária-executiva será atual sub-secretária de Política e Ambiente do Rio O novo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, reuniu-se com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira (19) pela primeira vez desde o convite para comandar a pasta e disse que Lula aceitou todas as suas 10 condições para assumir o ministério. Minc anunciou também que sua secretária-executiva será Izabella Teixeira, atual sub-secretária de Política e Ambiente da Secretaria do Ambiente do Rio de Janeiro.
Ele disse que falou com o presidente sobre a possibilidade de usar as Forças Armadas para patrulhar os parques nacionais e Lula viu a idéia com bons olhos, mas sugeriu que o governo crie uma guarda nacional das florestas, nos moldes da Força Nacional de Segurança. "Isso eliminaria a necessidade de mudança constitucional", afirmou Minc.
Minc disse ainda que propôs ao presidente a aplicação dos recursos arrecadados com compensação ambiental, que somam aproximadamente R$ 1 bilhão ao ano, em ações de preservação da Amazônia e da Mata Atlântica.
"Hoje, apenas R$ 90 milhões desse total chegam ao caixa do ministério, e o restante é usado para compor o superávit primário. O presidente concordou que progressivamente esses recursos podem ser aplicados em novas ações de combate do desmatamento nessas florestas", disse.
(G1/ Globo.com,
Gazeta do Povo, 19/05/2008)