O novo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, defendeu ontem (19) que o Plano Amazônia Sustentável (PAS), lançado há duas semanas pelo governo, tenha coordenadores regionais. A gestão do PAS foi entregue pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger.
Após receber convite para assumir o Ministério do Meio Ambiente, Minc chegou a sugerir o nome do ex-governador do Acre, Jorge Viana – que também foi cotado para a vaga de ministro – como coordenador do PAS no lugar de Mangabeira Unger. Hoje, ele evitou repetir a sugestão e disse que Mangabeira foi escolhido para a coordenação do PAS “porque é um pensador, um formulador, respeitado pela Academia”, ao citar argumentos do presidente Lula.
“Acho que em algum momento vai ter haver pessoas com diálogo na região, para conduzir o plano no dia-a-dia”, ponderou. Para
Minc, uma reunião com os governadores da Amazônia, marcada para o próximo dia 30, será um “bom momento para que Mangabeira apresente suas idéias estratégias” para a região.
(Por Luana Lourenço,
Agência Brasil, 19/05/2008)