A Polícia Militar do Pará prendeu 40 pessoas na sede da Cooperativa de Garimpeiros de Serra Pelada (Comigasp) em uma operação realizada domingo (18), de acordo com nota oficial do governo do estado. Entre os detidos, estavam lideranças do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e do Movimento dos Trabalhadores e Garimpeiros na Mineração (MTM).
De acordo com a PM, a operação evitou confronto entre cerca de dois mil garimpeiros, que disputam o controle da cooperativa. O grupo de apoiadores da atual gestão da cooperativa ameaçava desocupar à força o prédio, tomado durante a madrugada de domingo, por integrantes do MST e do MTM.
A luta pelo controle da cooperativa, que tem contratos com mineradoras internacionais e reúne quase 50 mil garimpeiros, foi acirrada após o assassinato do ex-presidente da Comigasp, Josimar Brito, em Marabá, no interior do estado, no último dia 7.
Nos anos 80, o garimpo de Serra Pelada chegou a ser o maior pólo de extração de ouro a céu aberto do mundo e atraiu milhares de pessoas à região.
(Por Luana Lourenço,
Agência Brasil, 19/05/2008)