O Fórum das Entidades, que acompanha a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA), apresentou ontem (19) a segunda parte das 23 emendas. Na Câmara, as propostas foram explicadas à Comissão Especial, responsável por discutir sobre o plano. A primeira parte das sugestões foi mostrada quinta-feira. Entre as emendas de maior destaque estão as que tratam da preservação das margens do Guaíba e dos topos dos morros e sobre transporte público.
A coordenadora do fórum, vereadora Neuza Canabarro (PDT), ressaltou que a idéia é mostrar a visão da sociedade sobre alterações na cidade. Outro ponto é fazer mudanças que tornem o Plano Diretor condizente com a realidade da Capital. Desde novembro, quando o fórum foi criado, ocorreram 25 reuniões e, mesmo assim, não foi possível analisar os 193 artigos que integram o projeto original do Executivo.
Integram a comissão 72 entidades. Os trabalhos, presididos pelo vereador Nereu D’Ávila (PDT), serão concluídos após avaliação do relator, Luiz Braz (PSDB). Isso deve ocorrer na próxima semana, com a finalização do projeto substitutivo. 'A proposta do governo foi entregue com deficiências que precisam ser reformuladas', analisou Braz.
(Correio do Povo, 20/05/2008)