Comusa detectou pelo menos 20 pontos de vazamento durante o final de semana
Novo Hamburgo - Problemas de rompimento de rede da Companhia Municipal de Saneamento de Novo Hamburgo (Comusa) deixaram milhares de moradores sem água em diversos bairros da cidade durante mais de dois dias. De sábado até a manhã desta segunda-feira (19) foram consertados pelo menos 22 rompimentos. A situação é mais crítica em bairros como Santo Afonso, Liberdade, Operário e Guarani.
O supervisor de Planejamento e Operações da Companhia, Paulo Lang, não soube precisar o número de residências e empresas afetadas com a falta d´água. Segundo ele, o problema pode ter sido causado em função da falta de energia ocasionada na captação da Elevatória de Água Bruta, localizada junto ao rio dos Sinos.
Ele explica que, com isso, muitos reservatórios secaram e deixaram moradores sem água. Quando o problema foi solucionado surgiu outro, muitos pontos da rede sofreram compressão de ar com a rede, o que teria ampliado o número de rompimentos.
"O tempo de vida útil da rede já venceu", disse. "No total, hoje são 300 quilômetros de rede e acredito que somente iremos concluir a substituição em um prazo de dez anos, já que o nosso planejamento é de 25 a 30 quilômetros anuais"´.
(Por Marcos Jorge, Jornal NH, 19/05/2008)