Os 63 casos confirmados desde início de 2008 foram importados
Dia de mobilização alerta sobre riscos de o Estado desenvolver uma epidemia da doença ainda este ano
Porto Alegre - Mais de 330 municípios gaúchos confirmaram atividades para hoje (20), no Dia de Mobilização dos Municípios contra a Dengue no Rio Grande do Sul. A ação conjunta irá lembrar a importância da prevenção da doença no Estado que, segundo o Ministério da Saúde, tem alto risco para desenvolver uma epidemia ainda neste ano.
Ontem à tarde, o secretário da Saúde, Osmar Terra, anunciou que o Rio Grande do Sul está há um ano sem registrar casos autóctones (contraídos no próprio Estado) de dengue. Ele também revelou a lista das 20 cidades que serão premiadas pela governadora Yeda Crusius (PSDB) com R$ 30 mil por terem atuado no combate aos focos do mosquito e conseguido reduzir o Índice de Infestação Predial (IIP) do Aedes aegypti para valores menores de 1% em 2007.
- Exatamente hoje (ontem) estamos completando um ano sem dengue no Estado. Esse resultado deve ser comemorado sem esquecermos o empenho dos setores envolvidos. Foi graças à mobilização da comunidade, do setor público estadual, das equipes de vigilância e, principalmente, dos municípios que podemos festejar essa conquista - disse Terra.
Em abril de 2007, o Rio Grande do Sul foi atingido por um surto de dengue que se iniciou por Giruá, no Noroeste, e atingiu Erechim, no Norte, totalizando 59 municípios. Foram registrados, à época, 265 casos autóctones. Em 2008, 571 casos foram notificados (63 confirmados), porém todos importados.
(Pioneiro, 20/05/2008)