Hoje, a partir das 19h, um ato na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP) mostrará o apoio de professores e alunos do curso à homologação da terra indígena Raposa Serra do Sol, localizada no noroeste de Roraima. Juristas, antropólogos e indígenas apresentarão argumentos favoráveis à manutenção da homologação da terra em área contínua, conforme foi definido em 2005.
Participarão do evento nomes como Ivaldo André, do povo Makuxi (Conselho Indígena de Roraima), Dalmo de Abreu Dallari (FDUSP), Paulo Santilli (Unesp e Coordenador-Geral de Identificação e Delimitação da Funai), Déborah Duprat (Sub-Procuradora do Ministério Público Federal - MPF) e Paulo Machado Guimarães (Assessor jurídico do Conselho Indigenista Missionário).
À tarde, a partir das 16h30, haverá uma mesa com antropólogos que falarão sobre etnicidade e territorialidade, enfocando o direito dos povos a suas terras. O objetivo é mostrar aos futuros operadores do Direito como está a realidade dos indígenas que vivem hoje no Brasil. Durante a manhã do dia 19, uma conversa no Pátio da FDUSP com representantes do MPF-SP e indígenas que vivem em São Paulo apresentará aos estudantes as demandas destes povos.
O ato está sendo organizado por um grupo de extensão universitária da FDUSP sobre direitos indígenas.
Programação completa segue em anexo.
Data: 19 de maio de 2008
Horário: a partir das 19h.
Local: Sala dos Estudantes da Faculdade de Direito da USP - Lgo São Francisco, 45.
Informações para imprensa:
Guilherme – 11- 9523-2689
Bruno – 11 – 8725 - 5335
(
CIMI, 16/05/2008)