Programa vai preparar profissionais para o terminal portuário
Na tarde em que a governadora Yeda Crusius participou da abertura de um programa de alfabetização de adultos em São José do Norte, no sul do Estado, no sábado, a Aracruz Celulose, que promove o curso, confirmou que oferecerá qualificação profissional em 24 municípios onde atua no Estado.
Serão abertas 10,2 mil vagas. Os participantes concorrerão a vagas nas unidades da empresa. A iniciativa prevê inclusão de mão-de-obra feminina em todas as funções.
O programa de alfabetização, em parceria com a Universidade Luterana do Brasil e a prefeitura de São José do Norte, precede o início da construção de um empreendimento no município, informa o diretor de operações da Aracruz, Walter Lídio Nunes. A previsão é que 1,5 mil pessoas entre 18 e 50 anos sejam alfabetizadas. Dados de 2000, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, apontavam que 26,4% dos adultos acima de 25 anos no município eram analfabetos.
Na segunda etapa, os cursos de qualificação devem fornecer mão-de-obra para a construção do terminal marítimo Giuseppe Garibaldi, especializado em exportação de celulose. Os trabalhos devem começar no início de 2009. Entre os cursos estão os de pedreiro, marceneiro e ferramenteiro.
O terminal de São José do Norte será erguido em uma área de 63 hectares do Porto Organizado de Rio Grande. O investimento é estimado em R$ 120 milhões. Quatro barcaças, via hidrovia, farão o trajeto de Guaíba a São José do Norte, carregadas com contêineres de celulose.
Com capacidade para operar três barcaças e dois navios, o terminal deve movimentar 1,8 milhão de toneladas ao ano. A construção deve gerar cerca de 850 empregos diretos.
Onde serão promovidos os cursos de qualificação profissional da Aracruz:
Alvorada, Arroio dos Ratos, Barra do Ribeiro, Butiá, Caçapava do Sul, Cachoeirinha, Canoas, Charqueadas, Eldorado do Sul, Encruzilhada do Sul, Esteio, General Câmara, Gravataí, Guaíba, Lavras do Sul, Porto Alegre, Rio Pardo, Sapucaia do Sul, São Gabriel, São Jerônimo, São José do Norte, São Sepé, Triunfo e Vila Nova do Sul.
O número de vagas a serem abertas, por curso:
- Construção civil: 4.260
- Montagem eletromecânica: 1.620
- Operação industrial: 518
- Colheita florestal mecanizada: 1.076
- Operações portuárias: 211
- Operações de embarcações: 54
- Reflorestamento: 970
- Alfabetização: 1,5 mil, em São José do Norte. As inscrições começam hoje. Informações na prefeitura, pelo telefone (53) 3238-1402.
(Por Rafael Varela, Zero Hora, 18/05/2008)