Em solenidade oficial na tarde da última quarta-feira, 14, o prefeito de Dom Pedrito, Francisco Alves Dias, lançou o Programa Poupança Florestal para os produtores do município. O lançamento foi realizado na Prefeitura e contou com a presença dos representantes da Emater/RS-Ascar Carlos Requião, gerente adjunto do Escritório Regional Bagé, Rodolfo Perske, engenheiro florestal do Escritório Municipal Bagé, e Leopoldo Porto Neto, técnico agrícola do Escritório Municipal de Dom Pedrito, além do engenheiro florestal da Votorantim Celulose Papel, Mauro Viana.
Produtores, estudantes e técnicos moradores de Dom Pedrito puderam conhecer as vantagens e facilidades que o Programa oferece, tirar as dúvidas existentes e inscrever seus nomes na lista de interessados.
Francisco Alves Dias deu inicio à solenidade, se dizendo satisfeito com a parceria do programa. Carlos Requião complementa que a Poupança Florestal é uma atividade que será incorporada na cidade sem substituição e sim como complementação.
Morador de Dom Pedrito há 12 anos, Arildo de Souza afirma que o programa trouxe uma esperança de desenvolvimento ao município. “É um presente para o município e para toda a região. Quem não aproveitar vai perder”, afirma o morador.
Doação de mudas
O Programa Poupança Florestal é uma parceria da Votorantim Celulose Papel, que realiza a doação das mudas, corte e garantia de compra da madeira; da Emater/RS-Ascar, que oferece acompanhamento técnico de acordo com as necessidades da floresta; do Banco Real, agente financeiro; e do produtor, que cede a terra.
Produtores da região de Dom Pedrito interessados no programa devem procurar o Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Bagé, pelo telefone (55) 3242 4111, ou pelo (53) 3243 1554, no Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Dom Pedrito.
(A Platéia, 19/05/2008)