O presidente da Assembléia Legislativa gaúcha, deputado Alceu Moreira (PMDB), participou, no final da manhã de sábado (17/05), do lançamento do Programa de Alfabetização de Adultos da Aracruz Celulose, em São José do Norte. O evento, que contou com a presença da governadora Yeda Crusius, representou o início das atividades da empresa na cidade, que irá abrigar um terminal marítimo privativo especializado para exportação de celulose.
A operação está prevista para o segundo semestre de 2010. Estiveram presentes diversas autoridades, entre elas, os secretários de Infra-estrutura e Logística, Daniel Andrade, e de Meio Ambiente, Carlos Otaviano Brenner de Moraes, os deputados estaduais Sandro Boka (PMDB), Adilson Troca (PSDB) e Pedro Pereira (PSDB), e o deputado federal Claudio Diaz (PSDB).
Moreira saudou a ousadia da Aracruz ao construir o porto de São José do Norte, que está orçado em R$ 120 milhões. "Até então, esse canal era visto por apenas um lado", ressaltou. "Nunca mais São José do Norte será a mesma. Hoje é um dia de vitória em que começa a alfabetização de 1.500 pessoas", acrescentou o presidente. O curso proposto pela empresa será ministrado em parceria com a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra/Guaíba) e a Prefeitura de São José do Norte. Na cerimônia deste sábado, foram iniciadas as inscrições para interessados em participar do programa.
A governadora Yeda Crusius, que foi homenageada com o título de Cidadã Nortense, afirmou que jamais esquecerá a imagem deste momento. "Acabou a disputa entre Rio Grande e São José do Norte, entre Pelotas e Rio Grande. As oportunidades que se criam a partir de agora serão para todos", declarou. "Neste solo que pisamos hoje está o futuro desenvolvimento do Rio Grande do Sul", sentenciou Yeda.
O prefeito de São José do Norte, José Vicente Ferrari, confessou-se emocionado: "Faz muito bem receber um empreendimento que nos coloca no patamar do mundo, dos negócios internacionais e aproxima São José do Norte da Europa e da Ásia".
"Estamos dando hoje os primeiros passos de consolidação desta obra", afirmou o diretor de operações da Aracruz, Walter Lídio Nunes. "Começamos dando atenção a quem é mais importante: o ser humano. Este Programa de Alfabetização auxilia no resgate da cidadania".
O porto
O porto de São José do Norte será construído em uma área de 64 hectares de extensão. Em sua implantação serão gerados 850 empregos diretos e 4,2 mil indiretos. O terminal faz parte do projeto de expansão da companhia anunciado recentemente e que contempla investimentos de R$4,9 bilhões no Rio Grande do Sul.
(Por Vanessa Lopez, Agência de Notícias AL-RS, 17/05/2008)