O deputado Frederico Antunes (PP), visitou na manhã de sexta-feira (16/05) o prefeito de Dom Pedrito, Francisco Alves Dias (PP). Durante o encontro, Antunes destacou a importância da mudança da legislação federal que prevê a redução de 150 para 50 quilômetros da faixa de fronteira. A alteração consta de Projeto de Emenda Constitucional (PEC) de autoria do senador gaúcho Sérgio Zambiasi (PTB), aprovada recentemente pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado.
Para Frederico Antunes, a redução será fundamental para a atração de novos investimentos para a Metade Sul e Fronteira Oeste. "Trata-se de uma reivindicação de vários segmentos produtivos e que reverterá em aquecimento da economia de regiões que historicamente não crescem como poderiam pelo potencial que possuem", afirmou. Para o parlamentar progressista, setores como viticultura, lácteos, fruticultura, silvicultura e energia eólica aguardam apenas a aprovação da PEC para anunciar investimentos.
Durante a audiência na prefeitura de Dom Pedrito, Frederico Antunes destacou ainda a importância da assinatura dos editais para a construção das barragens de Jaguari e Taquarembó na última segunda-feira e que totalizam investimentos de R$ 165 milhões. Antunes lembrou que participou ativamente da elaboração destes projetos quando ocupou a Secretária de Obras Públicas e Saneamento no Governo Rigotto. "É uma luta antiga que cujos resultados agora se concretizam. Serão gerados cerca de 20 mil novos empregos e é passo concreto para viabilizar projetos de irrigação na Metade Sul", lembrou.
Frederico Antunes afirmou que estes empreendimentos terão grande repercussão socioeconômica e para a preservação ambiental. Para a lavoura, o projeto significa redução significativa do risco de perdas em decorrência de estiagens, já que haverá capacidade hídrica para irrigação de 90 mil hectares de plantio de arroz, soja, milho, fruticultura, pastagens e silvicultura, entre outras culturas.
O deputado do PP enfatizou ainda que o investimento representa incentivo à expansão da piscicultura e viabilização do controle de cheias. Frederico Antunes debateu ainda com o prefeito Francisco Alves Dias a instalação de uma escola técnica no município.
Participaram ainda do encontro desta manhã em Dom Pedrito o vice-prefeito Gilberto Raguzzoni (PP) e diversos secretários municipal.
(Por Cristiano Guerra, Agência de Notícias AL-RS, 17/05/2008)