Não bastassem os riscos que trazem para a própria pessoa, a obesidade agora é vista como uma vilã do planeta. Segundo um estudo da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, o excesso de peso contribui para o aquecimento global.
A equipe dos pesquisadores Phil Edwards e Ian Roberts afirmou no jornal "The Lancet" que pessoas acima do peso gastam mais combustível para o transporte delas próprias e de sua comida (em quantidade maior), gerando conseqüências como a escassez de alimentos e o encarecimento dos combustíveis e outras fontes de energia.
"Todos estamos nos tornando mais pesados. É uma responsabilidade mundial", afirma Edwards. A equipe considerou que uma pessoa obesa necessita de 1.680 calorias diárias para manter seus níveis normais de energia e outras 1.280 calorias para as atividades diárias.
Os números são 18% superiores ao de uma pessoa com IMC (Índice de Massa Corporal) ideal (clique aqui para calcular seu IMC). Estima-se que 400 milhões de adultos são obesos no mundo. A OMS (Organização Mundial da Saúde) prevê que, em 2015, serão 700 milhões de adultos nessa situação.
(Reuters, Folha Online, 17/05/2008)