A Aracruz inaugurou neste sábado (17/05), a pedra fundamental de seu novo terminal marítimo em São José do Norte. A empresa investirá R$ 120 milhões no projeto, que incluirá um pavilhão de 65 mil metros quadrados para estocar celulose, uma ponte e uma área de manutenção para equipamentos, além de área administrativa.
A obra deverá iniciar em 2009 e se estenderá até o fim do primeiro semestre de 2010. Em 2008, a empresa pretende realizar os estudos de impacto para obtenção da licença ambiental para execução da obra. Para o próximo ano, também está prevista a dragagem do canal, com recursos do PAC e que será de responsabilidade da Superintendência do Porto de Rio Grande.
Conforme o gerente de projetos da Aracruz, Otemar Alencastro, a construção do terminal deverá empregar 450 pessoas. A opção pelo município se deve à área sobressalente aos 64 hectares adquiridos, existente ao lado do empreendimento. 'Isso permitirá a realização de ampliações, caso seja necessário. O espaço não é limitado como acontece com as de Rio Grande.' Ele salienta que a iniciativa também contribui para a expansão do porto como um todo para aquela região. Outro aspecto relevante, para Alencastro, é a questão social. 'Essa é uma região pobre e temos certeza da receptividade da população.'
Na ocasião, também foi apresentado o Programa de Alfabetização de Adultos da Aracruz, que capacitará pessoas para o mercado de trabalho e também para a demanda interna.
(
Correio do Povo, 17/05/2008)