O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), sancionou nesta sexta-feira (16/05) o projeto de lei que estabelece o Programa de Aproveitamento de Madeiras de Podas de Árvores (Pampa). A madeira recolhida no corte das árvores deve ser utilizada para compostagem (produção de adubo) ou lenha, entre outras aplicações.
Segundo o vereador Gilberto Natalini (PSDB), autor do projeto, o objetivo do projeto é dar um destino melhor para as cerca de 45 mil toneladas de madeira que são recolhidas por ano na cidade, após o procedimento de poda. "Quando for implantado, o projeto vai reaproveitar ambientalmente a madeira. Poderemos desobstruir os aterros da prefeitura [onde esses restos são jogados] e economizar no frete de caminhões", afirma
Natalini.
Em princípio, a mateira será utilizada como adubo em parques da prefeitura. A lei, que ainda precisa ser regulamentada, estabelece que a prefeitura faça parcerias com ONGs para o desenvolvimento de produtos que utilizem essa madeira. Natalini cita como exemplo a produção do briquete, conhecido como lenha ecológica, feito de serragem de madeira prensada. A madeira reciclada também poderia ser utiliza em utensílios domésticos, como ferramentas.
Ainda não está definido onde essa madeira será processada. De acordo com o vereador, existe a intenção de criar cerca de cinco pólos na cidade que tenham máquinas para fazer esse processamento. A subprefeitura de Santo Amaro já fez testes para comprar, por meio de licitação, esse maquinário.
(Folha Online, 17/05/2008)