A deputada Haifa Madi (PDT) participou da solenidade de assinatura do Plano Regional de Saneamento, nesta quarta-feira (14/05), durante evento realizado no Centro Histórico de Itanhaém. A solenidade contou com a presença do governador José Serra e dos secretários estaduais Dilma Pena (Saneamento e Energia) e Lair Krähenbühl (Habitação) e de prefeitos da região.
O plano, que favorece as nove cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista, abrange os serviços de abastecimento de água potável, rede de esgotos, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais urbanas. O Estado dará apoio técnico às cidades, que participarão ativamente da elaboração dos planos municipais de saneamento básico, por intermédio de grupos executivos locais, designados pelos prefeitos.
"Haverá um levantamento da demanda que determinará as prioridades", explicou a secretária de Saneamento e Energia, destacando que a aprovação precisará ocorrer em audiências públicas. Para o governador José Serra, o Estado tem desenvolvido um trabalho de planejamento, com uma visão ampla da situação. "Com os investimentos acreditamos que, até 2010, 90% do esgoto será coletado na Baixada Santista. Nossa expectativa também é que a região não sofra com a falta d"água nos próximos 30 anos".
Segundo Haifa Madi, o plano vai aumentar a cobertura de saneamento nas cidades da Baixada e, conseqüentemente, melhorar a balneabilidade das praias. "Primeiramente, temos que garantir a qualidade de vida da população: água tratada e esgoto são fundamentais para isso. O governo do Estado tem sido muito sério no trato dessa questão e está priorizando a Baixada."
(AL-SP, 15/05/2008)