Encontro tratou sobre o uso do petróleo, seus derivados e do gás natural
São Leopoldo - Cerca de 70 educadores, entre professores e diretores da rede estadual, participaram ontem da apresentação e explanação do projeto Conpet
na Escola, uma ação desenvolvida pela Petrobras que busca orientar crianças - entre 5.ª e 8.ª séries - sobre o uso racional da energia (petróleo, derivados e gás natural), ao mesmo tempo, preservando os recursos naturais e o meio ambiente. O encontro, que se iniciou às 9 horas e foi promovido em parceria com a 2ª. Coordenadoria Regional de Educação, ocorreu na Escola Superior de Teologia (EST) e se estendeu até as 17 horas.
O palestrante das oficinas do Conpet e representante da Petrobras, Perival Gomes Bezerra Júnior, afirma que o objetivo é transformar os educadores em agentes multiplicadores da conscientização. “A finalidade do projeto é capacitar os educadores para que os valores trabalhados na ação sejam repassados aos estudantes.
Queremos alertar as comunidades para o perigo do desperdício e para a importância da preservação dos recursos naturais. Não queremos que haja uma crise de energia’’, afirma Júnior, ressaltando que a Petrobras firmou um convênio de cinco anos com o Estado visando a distribuição de orientações sobre o tema.
A diretora da escola Professor Augusto Roennau, do Dalva Maria Tatsch Machado, vê um encontro como uma complementação do que já é trabalhado na prática com os estudantes e a comunidade. “Vejo o encontro como a valorização dos recursos e da preservação do meio ambiente. É fundamental a conscientização sobre o consumo, o uso e a preservação destes recursos. Na escola, além de alertar sobre os cuidados é preciso também trabalhar a questão cultural das comunidades’’, frisa Dalva. A vicediretora da escola Otávio Rosa, em Novo Hamburgo, Giovana Zilio, diz que a explanação do tema contribuiu para as ações que são desenvolvidas junto aos estudantes.
“Temos uma preocupação especial com a coleta seletiva de lixo. O mais importante é que contamos com a participação dos pais e da comunidade. A coordenadora da 2ª.CRE, Terezinha Roque, diz que esta é uma oportunidade única dos educadores aprofundarem seus conhecimentos sobre o assunto e se apropriarem de dinâmicas que busquem a valorização do meio ambiente, do uso racional do petróleo, de seus derivados e do gás natural. “Desta forma, podemos contribuir para a criação de uma geração que nos forneça resultados para o hoje’’, pontua Terezinha.
(Jornal NH, 15/05/2008)