Intercâmbio de informações e experiência ocorrerá durante a Expointer 2008
Porto Alegre - O Rio Grande do Sul buscará novas tecnologias no Canadá para a produção de trigo, leite, canola e no setor de máquinas agrícolas. A troca de experiências foi acertada nesta quarta-feira (14), pelo secretário estadual da Agricultura, João Carlos Machado, e o embaixador do Canadá no Brasil, Paul Hunt. A parceria iniciará durante a Expointer 2008, marcada para acontecer de 30 de agosto a 7 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. "Viemos aqui aprender e estreitar relações comerciais", afirmou o embaixador, que esteve acompanhado do cônsul-geral do Canadá em São Paulo, Jean-Marc Duval, e do representante da delegação comercial em São Paulo, Marcio Francesquine.
Depois de dez anos de ausência, o Canadá voltará a Expointer, atendendo a um convite feito no final de março pela governadora Yeda Crusius a empresários e investidores da província de Manitoba. "Voltaremos com força à Expointer", confirmou o embaixador ao secretário. O Canadá também tem muito interesse na produção de máquinas agrícolas no Rio Grande do Sul. "Produzimos 60% das máquinas e implementos do Brasil", disse o secretário. Hunt contou que uma video-conferência entre empresários deste setor será realizada durante a Expointer.
O chefe de gabinete da Secretaria da Agricultura, Paulo Lipp, coordenador do
Programa de Fruticultura do RS, comentou a farta produção de frutas do Estado, que pode atender a demanda dos canadenses. Lipp ainda lembrou que a crescente produção de canola no Estado tem esbarrado na dificuldade de adaptação das máquinas à colheita do produto. Como um grande produtor de canola, o Canadá pode ajudar o RS a encontrar uma alternativa viável para este problema.
O secretário-adjunto e diretor geral da Seappa, Gilmar Tietbohl, recordou que os
gaúchos melhoraram o seu rebanho leiteiro, sobretudo o holandês, buscando a genética desenvolvida no Canadá.
Por fim, Hunt solicitou retribuição à visita, convocando Machado a organizar uma
comitiva gaúcha para a Agribition, realizada de 24 a 28 de novembro, na cidade de Regina. A Agribition é, oficialmente, uma feira-irmã da Expoiinter.
Relações comerciais
Em 2007, o Rio Grande do Sul exportou US$ 104.895.144 para o Canadá, segundo
informações da Secretaria de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais (Sedai).
Entre os principais produtos, dos 266 embarcados, figuram calçados, carnes, peles, couros, tabacos, máquinas e móveis. No mesmo período, foram importados 336 produtos.
Lideram a lista produtos como cloreto de potássio, papel, cartão, máquinas, veículos e plásticos. O volume importado pelo RS do Canadáfechou em US$ 75.307.481, em 2007. O Rio Grande do Sul figura em 5º lugar (4,44%) no ranking dos estados exportadores brasileiros para o Canadá, e em 7º lugar dentre os estados importadores (4,41%).
(Jornal NH, 15/05/2008)