Cerca de 40 alunos da 4ª série da Escola Estadual de Ensino Fundamental Coelho Neto participaram da atividade de educação ambiental promovida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) na manhã de hoje, 15, na Praça Emílio Rocha do Prado (esquina da Rua Fonte com Jerusalém, Bairro Bom Jesus).
A atividade foi programada em razão das reclamações de freqüentadores quanto ao estado dos equipamentos do playground, que já tinham sido consertados em dezembro de 2007, em razão de vandalismo. A ação tem o objetivo de sensibilizar os alunos para importância das áreas verdes e de sua preservação. "Se a comunidade não ajudar a cuidar, a prefeitura não consegue manter as mais de 570 praças de nossa cidade em boas condições", destacou o titular da Smam, Miguel Wedy, informando que em uma semana os equipamentos de recreação infantil estarão novamente recuperados.
Durante toda a semana passada, a equipe de Educação Ambiental da secretaria desenvolveu atividades com os alunos, culminando com o desenho da praça que as crianças desejam. Um "varal" com os trabalhos foi colocado na praça. "Nessa semana, aprendemos muitas coisas com a Smam. Aprendemos que as árvores não falam, mas são seres vivos, aprendemos a importância de cuidar da natureza e um monte de coisa importantes para nossas vidas", destacaram as alunas Mara dos Santos, de 11 anos, e Ketlin Nunes, de 14.
Representando a comunidade, Paulo Teixeira destacou que a mesa de damas, o relógio da água e os brinquedos foram roubados. "Mas a comunidade merece que a prefeitura arrume nossa praça". Ao final da cerimônia, os alunos plantaram uma muda de ipê amarelo.
(Prefeitura de Porto Alegre, 15/05/2008)