Os dados já contestados pelo governador Blairo Maggi (PR) são do Inpe e foram novamente rebatidos pela prefeita de Alta Floresta, Maria Izaura, durante realização de audiência pública, na cidade. A prefeita conseguiu unanimidade a respeito do assunto de uma platéia de pelo menos 300 pessoas presentes ao evento.
Em seu discurso, a prefeita não poupou criticas a ex-ministra Marina Silva. “A ex-ministra manchou a nossa honra quando mandou a Polícia Federal invadir a nossa casa (município). O homem de Mato Grosso não tinha valor para a ministra”, disse a Maria Izaura, aplaudida por todos. As criticas se seguiram nas declarações de empresários do setor moveleiro e madeireiro, além de outros segmentos. Os empresários reclamam do descrédito junto ao Ministério do Meio Ambiente.
Celso Crespin Beviláqua, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, também demonstrou a insatisfação da classe. “Não é de hoje que o governo federal busca neutralizar essa região com medidas absurdas”, disse Celso. Ele citou ainda, diversos embargos aos produtos da região.
“Queremos ação contra essas atitudes graves cometidas pelo governo federal. A população e os produtores sentem-se inseguros para atuar com tamanha discriminação que vêem sofrendo”, complementou Celso.
De acordo com as lideranças, a situação econômica do município é critica ameaçando a realização de eventos importantes que podem atrair mais investimentos para a região. “O governo federal quer nos colocar na condição da ilegalidade”, avaliou Celso.
(Por Sid Carneiro, Secretaria de Comunicação AL-MT, 15/05/2008)