A Assembléia Legislativa do Estado do Mato Grosso definiu, durante reunião do Colégio de Líderes na tarde de ontem (13/05), a criação de uma comissão especial para discutir o Zoneamento Socioeconômico Ecológico de Mato Grosso – ZSEE/MT. O deputado Dilceu Dal’Bosco (DEM) presidirá os trabalhos da comissão que tem por objetivo elaborar a estratégia de divulgação e a discussão do ZSEE . Serão realizadas 14 audiências públicas, com início em Cuiabá no dia 01 de julho e que devem se estender até novembro.
Os municípios de Diamantino, Cáceres, Rondonópolis, Sapezal, Tangará da Serra, Paranatinga, Barra do Garças, Sorriso, Sinop, Juina, Juara, Alta Floresta e Vila rica também sediarão as discussões do zoneamento que tem encerramento previsto para o dia quatro de novembro com a apresentação final do projeto na Assembléia Legislativa.
Segundo Dilceu Dal´Bosco, “as audiências deverão o contribuir para a consolidação do zoneamento como um instrumento de política ambiental legitimado social e politicamente integrado ao sistema de planejamento do estado”.
Paralelo as audiências públicas, o ZSEE também pretende elaborar 14 seminários técnicos nos pólos regionais, onde serão distribuídos materiais para esclarecimento e debate sobre o zoneamento e também o recebimento de propostas da sociedade civil.
“São quase 20 anos de espera pelo zoneamento, e agora que ele chegou a Assembléia temos a obrigação de socializá-lo, ouvir os anseios populares e traçar um novo rumo para Mato Grosso, priorizando sempre o desenvolvimento sustentável”, finalizou Dilceu.
Além da coordenação da Assembléia Legislativa, a comissão especial do zoneamento contará com as parcerias da Secretaria de Planejamento – Seplan, Ministério do Meio Ambiente, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Secretaria de Desenvolvimento Rural - Seder, Intermat, Ministério Público, OAB, ONG,s ( com trabalhos no estado), Famato, Fiemt, AMM, Fetragri e Funai. A comissão também vai convidar os segmentos organizados da sociedade local (produtivo, social, ambiental), poder executivo e legislativo dos municípios mato-grossenses.
(Por Raphaella Padilha, Secretaria de Comunicação AL-MT, 13/05/2008)