O Horto Florestal do Litoral Norte, vinculado à Divisão de Unidades de Conservação (DUC) da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), localizado em Tramandaí, está promovendo o curso de qualificação Técnicas de Jardinagem aos detentos da Penitenciária Modulada de Osório. A atividade é realizada em parceria com o Senac Tramandaí e o Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS). O objetivo é proporcionar as pessoas condições técnicas para gerar o sustento da família e desenvolver a auto-estima.
Conforme o projeto, os indivíduos privados de liberdade precisam qualificar-se profissionalmente, tendo em vista que em breve cumprirão suas penas e estarão de volta ao convívio social e ao mercado de trabalho. A turma conta com participantes do regime semi-aberto.
O programa trabalha a conservação do meio ambiente através de ações cotidianas, como a separação dos resíduos orgânicos que serão utilizados para a preparação da terra para o plantio, através de compostagem. As aulas serão ministradas pelo diretor do Horto, Argílio Gomes nas dependências da Penitenciária, e acontecem de 6 de maio até 15 de agosto, totalizando 90 horas.
(Sema, 15/05/2008)