Se depender do presidente da Assembléia Legislativa do Mato Grosso, deputado Sérgio Ricardo (PR), dez quilômetros das margens do Rio Mutum – município de Dom Aquino – serão reflorestados. A recomposição das matas ciliares começa a partir de sua nascente, na região de Boa Vista.
“Todos têm direito ao meio ambiente equilibrado, mas para isso cabe ao estado, aos municípios e a sociedade o dever de defendê-lo, preservá-lo e conservá-lo às futuras gerações”, destacou Sérgio Ricardo.
A iniciativa, que culminou na proposta de reflorestamento, partiu do vereador de Dom Aquino, Sérgio Ramos. Segundo Ramos, a mata ciliar funciona como tampão e filtro entre os terrenos mais altos e o ecossistema aquático, por isso, a necessidade de sua recomposição.
“A reivindicação é um clamor da população dom-aquinense. Por isso, o pedido requer urgência no reflorestamento dos dez quilômetros de matas, o que impedirá ou dificultará o carreamento de sedimentos para o leito do rio”, observou Sérgio Ramos.
O pedido já foi encaminhado tanto ao governador Blairo Maggi (PR), quanto ao secretário de Estado de Meio Ambiente (Sema), Luís Henrique Daldegan.
(Por Elzis Carvalho, Secretaria de Comunicação AL-MT, 15/05/2008)