O primeiro-secretário da Assembléia Legislativa do Mato Grosso, José Riva (PP), não aprovou a indicação do secretário de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, ao Ministério de Meio Ambiente em substituição a ex-ministra Marina Silva. A postura de Riva diz respeito às últimas declarações de Carlos Minc à imprensa nacional de que, se assumir a pasta, vai trabalhar para reduzir a expansão da produção de grãos, precisamente a soja, na região amazônica.
“Não sou contra sua indicação, mas depois dessas declarações não é possível achar que ele seja melhor que a ex-ministra”, justificou Riva. O parlamentar recebeu apoio de lideranças políticas e do setor madeireiro de Alta Floresta, que discutiu as conseqüências do decreto 6.321, do governo federal. Riva classificou as declarações de Carlos Minc de radicais.
De acordo com o deputado, Carlos Minc não deve conhecer a realidade dos municípios da Amazônia, considerados por Riva, um dos principais responsáveis pela produção de alimento no mundo.
(Por Sid Carneiro, Secretaria de Comunicação AL-MT, 15/05/2008)