O herdeiro do trono britânico defende o pagamento pelos serviços ambientais da floresta, para que as árvores tenham mais valor "vivas do que mortas"O príncipe Charles deu entrevista nesta terça-feira para o programa de rádio BBC Today pedindo o fim do desmatamento de florestas tropicais. Segundo o príncipe, parar a derrubada das florestas é a melhor solução para o problema das mudanças climáticas. O príncipe acredita que nas árvores e solo dessas florestas existe o maior estoque de carbono do mundo, mas produtores de madeira, alimentos e biocombustíveis estão derrubando as matas, o que contribui com aquecimento global.
Charles disse que as florestas funcionam como um "sistema de ar condicionado" do mundo. "As florestas tropicais soltam 20 bilhões de toneladas de vapor d'água na atmosfera todos os dias, e também absorvem carbono numa escala gigantesca, além de prover a chuva, da qual todos nós dependemos".
O príncipe defende que sejam criados mecanismos para pagar países pobres pela prevenção do desmatamento. Segundo ele, um dos caminhos para assegurar a defesa da floresta está em recompensar adequadamente os povos da floresta pelos "serviços ambientais que as florestas fornecem ao mundo".
"O que nós temos que fazer é tentar assegurar que essas florestas tenham mais valor vivas do que mortas. No momento elas valem mais estando mortas. Isso é uma loucura", disse o príncipe, que lembrou que aproximadamente 1,4 bilhões de pessoas no mundo vivem nas florestas.
No final de abril, lideranças políticas e ambientais brasileiras foram recebidas na residência do príncipe Charles para debater propostas sobre como melhorar a vida da população da Amazônia. O encontro debateu possíveis projetos na área de clima e preservação de florestas e sobre mobilização de recursos da iniciativa privada para pagamento de serviços ambientais das florestas.
Ouça a entrevista (em inglês)
(
Amazonia.org.br, 15/05/2008)