Cassio Taniguchi, ex-prefeito de Curitiba e atual secretário de Desenvolvimento Urbano do Distrito Federal, manifestou-se no fórum "Porto Alegre, Uma Visão de Futuro" dizendo que ao pensar o planejamento viário de uma cidade é necessário fazer alguns questionamentos. “Precisamos saber para que lado a cidade tende a crescer, qual a estrutura econômica que a cidade pretende desenvolver, entre outros”.
Taniguchi enfatizou ainda outros pontos importantes a serem considerados, tais como desenvolvimento econômico, social e meio ambiente. “Esse é o tripé do desenvolvimento”, considerou.
Disse ainda que em Curitiba, cidade que é exemplo mundial no sistema viário, o projeto atual vem sendo pensado e adaptado há 20 anos. Informou que a mudança começou com a implantação de ônibus expressos, em 1970, e em 1990 com o “ligeirinho”, que tem como característica as estações-tubo, onde o passageiro paga o bilhete fora do ônibus, permitindo um embarque rápido. Taniguchi ressaltou que 2000 foi o grande momento de usar a tecnologia a serviço do transporte. “Chegamos à bilhetagem automática”, disse.
Na opinião do palestrante, outros fatores são importantes para viabilizar o transporte nas grandes cidades. Citou como exemplo a modernização da frota, o reescalonamento de horários dos usuários e a consideração do uso de tecnologias modernas. Como fatores que causam problemas no trânsito, citou a falta de integração entre os transportes e a disputa entre veículos particulares e de transporte de massa.
Outra tese defendida pelo palestrante é a de que é preciso trabalhar cada vez mais a idéia de conciliar moradia e trabalho. “Esta é a grande tendência do futuro”, considerou, enfatizando que nesse sistema as pessoas podem se locomover a pé ou de bicicleta até seus locais de trabalho. “Não há tecnologia nem solução mágica que resolva determinadas coisas”.
(Por Regina Andrade, Ascom CMPA, 14/05/2008)