O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), afirmou nesta quarta-feira (14/05) que a política ambiental continuará a mesma, independente da saída da ministra Marina Silva. Segundo ele, as políticas implementadas pelo Ministério do Meio Ambiente representam "ações de governo" e não uma proposta pessoal da ministra demissionária.
A declaração de Jucá foi uma resposta à Agência Brasil, ao ser questionado se o maior desafio do goveno, neste momento, será demonstrar à comunidade internacional que o Brasil não vai alterar sua política para o setor, a partir da saída da ministra do cargo.
"A política de meio ambiente brasileira é do governo. A ministra Marina Silva é uma grande figura, mas agia por determinação do presidente Lula. A política ambiental continuará a mesma", afirmou o líder do governo.
Pouco antes, em entrevista coletiva, Romero Jucá ressaltou que, como sucessor de Marina Silva, o atual secretário do Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, terá condições de adotar medidas de controle e preservação do setor, sem comprometer as ações adotadas pelo Executivo para garantir o desenvolvimento da economia.
"O Carlos Minc vai somar para o governo no sentido de procurar o controle e a defesa do meio ambiente, sem relegar o processo de desenvolvimento sustentado da Amazônia", disse o parlamentar.
(Por Marcos Chagas, Agência Brasil, 14/05/2008)