Após uma visita de duas horas à residência da ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do MMA, Luciano Zica, disse que ela está “satisfeita com a indicação de Carlos Minc” para assumir a pasta.
“Minc é um militante histórico da causa ambiental, companheiro da ministra em muitas lutas e desejando que a equipe da ministra Marina Silva partilhe o máximo possível da experiência, construa uma transição tranqüila para o novo ministério, porque é um companheiro que tem uma visão de defesa do meio ambiente importante, que tem que ser respeitada e valorizada”, disse.
No início da tarde de ontem (14), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou Carlos Minc como o novo ministro do Meio Ambiente.
Zica afirmou que permanecerá no ministério até que se complete a transição e entregará a carta de demissão ao novo ministro logo que o período se completar. Uma de suas últimas ações no ministério, segundo ele, deve ser a reunião do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, em 6 de junho.
De acordo com o secretário, a ministra não deve se pronunciar hoje porque ela “está digerindo as questões, avaliando os fatos, para poder dar uma contribuição positiva”. Segundo ele, a expectativa é que a política ambiental implementada por Marina Silva continue.
“Nós temos matérias de interesse do país, enviadas a partir de iniciativa do ministério ao Congresso Nacional e uma série de outras questões que esperamos que tenham continuidade. Evidentemente com o perfil um pouco diferente, mas respeitadas essas diferenças do ponto de vista ambiental, o Carlos Minc tem compromisso e nós confiamos que ele vá dar continuidade à política implementada pela ministra Marina”, afirmou.
(Por Morillo Carvalho
, Agência Brasil,14/05/2008)