Grupo de colonos chegou ontem (14) para distribuir alimentos a famílias de comunidades pobres
Um novo grupo de militantes do Movimento Sem Terra (MST) chegou ontem a São Gabriel. São cerca de 250 pessoas que vieram de diversas partes do Estado, distribuídas em 10 ônibus. Segundo o próprio MST, são famílias já assentadas que foram distribuir, para famílias pobres da cidade, alguns alimentos produzidos nos locais onde moram. O grupo também quer divulgar objetivos e ideais do movimento.
Os colonos devem ficar espalhados em sete congregações religiosas que cederam espaço para estada até amanhã, quando o grupo promete deixar a cidade. Até lá, serão distribuídos leite, arroz, batata, moranga e outros alimentos. Panfletagem sobre os objetivos do movimento também está programada.
- Vamos passar pelos bairros mostrando o porquê da luta pela fazenda Southall - afirma a militante Carla Cardoso.
Os recém-chegados não devem se juntar aos cerca de 800 sem-terra que estão alojados na fazenda São Paulo 2, na zona rural da cidade, onde a Brigada Militar fez uma operação de busca e apreensão há uma semana.
O resultado da ação deve ser entregue hoje em ao juiz José Pedro de Oliveira Eckert, de São Gabriel. O ouvidor-geral da Segurança Pública do Estado, Adão Paiani, o comandante regional da Brigada Militar da Fronteira Oeste, Lauro Binsfield, que chefiou a operação, e o sub-comandante geral da Brigada Militar, Paulo Mendes, poderão participar.
Quem não gostou da presença dos colonos na cidade foram os ruralistas. Conforme o presidente do Sindicato Rural de São Gabriel, Tarso Teixeira, o grupo será monitorado.
- Qualquer problema vamos convocar os sindicatos rurais da região - afirma.
Hoje, às 19h, no sindicato dos bancários de São Gabriel, acontece uma audiência pública para discutir a reforma agrária.
Nova Esperança do Sul
A cidade será a única da região a sediar a exposição itinerante 200 Anos da Imprensa no Brasil - Hipólito da Costa. O evento acontece de 28 de julho a 1º de agosto, na escola São José. Visitantes poderão conhecer a obra de Hipólito da Costa, ex- editor do Correio Braziliense.
A operação
A ação policial feita na semana passada na cidade tinha o objetivo de cumprir um mandado de busca e apreensão no acampamento do MST na fazenda São Paulo 2. Foram chamados mais de 700 homens da Brigada Militar de todo o Estado, cães, helicóptero e equipamentos de identificação via satélite.
(Por Homero Pivotto Jr., Diário de Santa Maria, 15/05/2008)