A Comissão Europeia (CE) revelou que pretende promover a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação para melhorar a eficiência energética de todos os sectores da economia europeia. Em comunicado a CE explica que através das tecnologias é possível alcançar "um comportamento mais ecológico" e caso seja "amplamente adotado, reduzirá em grande escala a pegada de carbono da Europa".
O plano da instituição passa por incentivar o setor das TIC "a liderar a redução das suas próprias emissões de CO2 e a identificar e criar soluções que beneficiem toda a economia". A CE dá como exemplo a criação de servidores que tenham um consumo de energia idêntico ao de uma lâmpada normal, o que poderá permitir poupanças de até 70 por cento em energia.
Para Viviane Reding, Comissária para a Sociedade da Informação e Media, "a investigação e a rápida adopção de soluções inovadoras e que consumam pouca energia no âmbito das tecnologias da informação e das comunicações vão ser fundamentais para reduzir as emissões em todos os sectores económicos".
O Executivo europeu alerta para o facto de se não forem tomadas medidas, o consumo de energia no espaço comunitário poderá aumentar cerca de 25 por cento até 2012, sublinhando que "a promoção de um mercado de vanguarda para essas tecnologias de grande eficiência energética pode ser também uma potencial fonte a longo prazo de competitividade, crescimento e emprego".
(Carbono Brasil, 14/05/2008)