Setenta professores do Ensino Fundamental das escolas estaduais pertencentes a 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), com sede em São Leopoldo, participaram nesta quarta-feira (14), da capacitação do projeto "O CONPET na Escola". A iniciativa, promovida pela Petrobras em parceria com a Secretaria da Educação, integra o Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural, coordenado pela empresa petrolífera brasileira. A formação ocorreu no auditório da Escola Superior de Teologia (EST), de São Leopoldo.
Na ocasião, foram abordados conteúdos relativos às fontes de energias não-renováveis, com foco na racionalização do uso de produtos derivados de substancias fosseis. Os educadores capacitados servirão como multiplicadores do projeto nas escolas onde atuam. Eles terão como objetivo desenvolver ações do CONPET em sala de aula, além de orientar a comunidade escolar sobre a utilização adequada dos recursos energéticos não finitos.
A iniciativa já capacitou professores das Coordenadorias Regionais de Educação de Porto Alegre (1ª CRE), Canoas (27ª CRE) e Guaíba (12ª CRE). Nos dias 27 e 28 de maio está programada a segunda formação de docentes da Capital. Ao todo, irão participar do projeto cerca de 560 professores de 184 instituições ensino da rede estadual.
(Governo do Estado, 14/05/2008)