Parlamentares gaúchos querem ver de perto o trabalho de preservação das florestas nativas, que é reconhecido na América Latina, a fim de preparar ambientalmente o RS a receber as novas fábricas de celulose.
Tomar conhecimento da preservação ambiental, a partir das plantações de florestas e da transformação econômica que ocorreu no país é o objetivo da Missão Florestal Chile, que a Frente Parlamentar Pró-Florestamento da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul iniciou na manhã desta quarta-feira (14/05).
Segundo o deputado Berfran Rosado, coordenador da Frente, a intenção é antecipar soluções para as questões de preservação e de desenvolvimento que ocorrerão no Estado com a concretização das novas fábricas de celulose e do crescimento de toda a cadeia produtiva da madeira, que se instalará na Metade Sul. "É fundamental criarmos as condições adequadas e tomarmos todos os cuidados ambientais necessários para oferecermos segurança à comunidade. Cumprida esta parte, o Rio Grande terá uma mudança radical em sua economia", esclarece o deputado.
O Chile possui a maior plantação de florestas para celulose e madeira da América Latina e o melhor exemplo de preservação das florestas nativas. Assim, embora inicie seus trabalhos com uma reunião na Embaixada Brasileira, a Missão está focada nos departamentos chilenos de preservação e controle de plantação de florestas , como o Instituto Florestal (Infor), o Colégio de Ingenieros Forestales, a Corporación Nacional Florestal (Conaf), a Comisión Nacional de Médio Ambiente (Conama), a Asociación de Concesionarios de Obras de Infraestrutura Pública (Copsa) e a Corporacion Chilena de La Madera (Corma).
O coordenador da frente parlamentar defende que todos têm responsabilidades ambientais e que devem propor soluções, cada um em suas respectivas áreas de atuação. Por isso, além dos deputados Berfran Rosado, Aloísio Classmann, Edson Brum, Iradir Pietroski, José Sperotto, Marco Peixoto, Nelson Härter, Pedro Westphalen e Rossano Gonçalves, também acompanham a Missão representantes da Farsul, do Sindimadeira e da Votorantim Celulose e Papel.
Como Berfran trata do tema há algum tempo, tramitam na Assembléia Legislativa alguns projetos de lei de sua autoria com ênfase na questão ambiental em consonância com o desenvolvimento econômico. Um deles institui a Avaliação Ambiental Estratégica como instrumento de Gestão das Políticas Públicas no RS.
Outro estabelece procedimentos de comprovação da procedência legal dos produtos e subprodutos de madeira de origem nativa adquiridos e utilizados em obras e serviços de engenharia contratados pelo governo do Estado. O deputado ainda propôs a criação da Comissão Técnica Permanente Mista de Sustentabilidade Ambiental, para acompanhar e apreciar aspectos relativos ao meio ambiente, recursos naturais renováveis, flora, fauna e solo e a criação, ampliação ou manutenção de reservas biológicas e/ou recursos naturais.
(Por Lurdes Nascimento, Agência de Notícias AL-RS, 14/05/2008)