A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou durante esta quarta-feira (14/05) o fórum "Porto Alegre, Uma Visão de Futuro", que discutiu propostas para melhorar a infra-estrutura da cidade nos próximos anos. O tema de abertura do evento foi o painel Mobilidade Urbana, com a participação dos palestrantes Cassio Taniguchi, ex-prefeito de Curitiba e atual secretário de Desenvolvimento Urbano do Distrito Federal; Orlando Strambi, professor da Escola Politécnica da USP; e Luiz Afonso Senna, secretário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre. A abertura do evento foi prestigiada pelo prefeito José Fogaça, pela governadora Yeda Crusius, por vereadores da Capital e secretários municipais e estaduais.
Na abertura do Fórum, o presidente da Câmara e idealizador do evento, vereador Sebastião Melo (PMDB), lembrou que o objetivo da iniciativa é agregar o conhecimento de especialistas de todas as áreas para evitar o agravamento de problemas de infra-estrutura da Capital. Melo disse ainda que o grande ganho será a criação do Instituto de Altos Estudos do Planejamento, que terá uma visão estratégica do crescimento da cidade. “Uma visão de futuro não é somente de Porto Alegre, mas de toda Região Metropolitana”, ressaltou.
O prefeito José Fogaça afirmou que planejamento é democracia, que gera a sustentabilidade de qualquer proposta. Disse que o instituto será uma forma democrática de visão de futuro. “Sem planejamento, a cidade é prisioneira do seu passado”, afirmou o prefeito.
Na opinião da governadora Yeda Crusius, planejar é fazer possível um futuro que aponte os caminhos para chegar ao lugar desejado, buscando o melhor para o desenvolvimento de uma cidade que sempre está pronta para receber melhorias. Para ela, se pensarmos num futuro melhor sem agir, ele nunca chegará. “É preciso colocar em prática toda ação.”
Logo após as palestras houve um debate com a participação do diretor-presidente da Trensurb, Marco Arildo Prates da Cunha, e Elmar Bonnes da Costa, diretor da Já Editores. O evento, com entrada franca, está sendo realizado no teatro do prédio 40 da PUC, em Porto Alegre.
À tarde, foram realizadas três oficinas de debates: Planejamento e Mobilidade Sustentável, Circulação Viária e Transporte Coletivo.
(Por Marco Aurélio Marocco e Regina Tubino Pereira, Ascom CMPA, 15/05/2008)