Primeiro foram e-mails de apoio, ainda em 2005, quando um grupo de vizinhos se uniu pela preservação das árvores da rua Gonçalo de Carvalho e resolveu fazer uma página na Internet para expor suas idéias.
Agora, o blogue da Gonçalo de Carvalho está se tornando referência para ecologistas em pelo menos dois paises da Europa. Internautas de Portugal e Espanha entraram em contato com o administrador do site para buscar informações de como preservar as árvores urbanas.
Eles se espelham na vitória do movimento comunitário porto-alegrense, que impediu a construção de uma edíficio-garagem no Shopping Total e transformou a via em patrimônio da cidade. "Mesmo com a conquista revolvemos manter o site para encorajar outros grupos, assim como está acontecendo agora", comemora Cesar Cardia, um dos administradores da página. "Recebemos diversos e-mails pedindo que continuássemos, um deles dizia: vocês têm que mostrar que vale a pena exercer a cidadania".
Entre os novos "amigos" da Gonçalo de Carvalho está o português Pedro Nuno Teixeira Santos. Ele é professor de biologia em Portugal e conheceu a história da rua através de um site Catalão. "Fiquei sem palavras", lembra.
"O exemplo de luta pelas árvores tem sido muito inspirador para todos os leitores do meu blogue. O texto sobre a mobilização na Gonçalo foi um dos que teve mais comentários no meu blogue, sendo alguns deles bastante emotivos", conta Santos.
O professor de biologia mantém dois blogues que se dedicam a árvores monumentais de Portugal e em denunciar casos de podas mal executadas.Segundo Santos, "podas radicais" são comuns em todo o país, com a exceção das grandes cidades, como Lisboa e Porto, devido à pressão dos meios de comunicação e das grandes associações de defesa do ambiente.
"Isso que Portugal tem uma das mais antigas leis de defesa das árvores, de 1938, que permite classificar uma árvore (ou conjunto de árvores) como sendo de interesse público. Esta lei defende a árvore e um perímetro de segurança em seu redor", conta.
(Por Helen Lopes, JÁ Editores, 13/05/2008)