Foi aprovado na Câmara nesta terça-feita a medida provisória 422/2008, que aumenta o limite de módulos fundiários que podem ser concedidos sem licitação pelo governo na Amazônia. Até então, apenas terras da União com até 500 hectares podiam ser vendidos sem aprovação. Agora, o total se elevou a 1500 hectares. A medida foi candidamente apelidada de Programa de Aceleração da Grilagem por ambientalistas. E depois perguntam porque Marina Silva saiu...
Segundo o jornalista Ancelmo Góis, o secretário de Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, é o novo ministro de Meio Ambiente do Brasil. Ele chega para ocupar a vaga de Marina Silva, que pediu demissão do cargo nesta terça-feira. O Eco ligou para o celular do assessor de imprensa de Minc, que atendeu, pediu um minuto e desligou o telefone. Antes disso, porém, o repórter conseguiu ouvir a seguinte frase: “Diga lá, Capô”. Pelo visto, o papo estava animado entre ele e o presidente interino do Instituto Chico Mendes, João Paulo Capobianco.
A voltaO senador Siba Machado (PT/AC), suplente de Marina Silva no Senado, confirmou há pouco a saída da colega do Ministério do Meio Ambiente e a volta dela à função de senadora. Conforme a Agência Senado, ele teve uma conversa rápida, por telefone, com a ministra, quando ela confirmou sua intenção, mas não deu detalhes. Também comentou que são injustas as críticas de que ela, à frente do Ministério do Meio Ambiente, teria prejudicado a política industrial do país. Para Siba, a demissão de Marina Silva não traz qualquer risco à política brasileira de meio ambiente e ao desenvolvimento sustentado na exploração da Amazônia.
Apesar de vários indícios, Sibá não acredita que a demissão da ministra possa ser atribuída às obras do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC. O senador pretende voltar ao estado do Acre quando Marina Silva reassumir seu mandato no Senado. Há pouco, senadores como Eduardo Suplicy (PT/SP), Magno Malta (PR-ES) e Mão Santa (PMDB-PI) anunciavam a saída e rendiam homenagens à Marina Silva no Congresso.
(
O Eco, 13/05/2008)