O Banco do Japão para Cooperação Internacional (JBIC), uma instituição financeira filiada ao governo japonês, assinou nesta quarta-feira um acordo com a Companhia Vale do Rio Doce para criar uma linha de crédito de US$ 3 bilhões com o objetivo de financiar o desenvolvimento de projetos da mineradora.
A Nippon Export and Investment Insurance, outra instituição filiada ao governo, também assinou o acordo com a Vale para garantir US$ 2 bilhões com a finalidade de cobrir empréstimos de bancos japoneses e investimentos feitos por empresas do país em conexão com as atividades da companhia brasileira.
O Japão espera que a parceria com a Vale ajude o país a assegurar o fornecimento do minério de ferro e outros minerais num momento em que os preços estão nos seus mais altos níveis em todo o mundo.
A companhia de exploração de recursos naturais Japan Oil, Gas e Metals National Corp (Jogmec) acertou, no mesmo dia, uma parceria estratégica com a Vale do Rio Doce em projetos relacionados à exploração de recursos naturais na África. As informações são da Dow Jones
(Estadão Online, 14/05/2008)