Ao discursar nesta terça-feira (13/05), o senador Gilberto Goellner (DEM-MT) informou ao Plenário que, nos próximos três dias, senadores da comissão temporária criada para apurar os riscos ambientais em municípios da região amazônica atingidos pelo desmatamento percorrerão as cidades de Cuiabá, Sinop e Alta Floresta, em Mato Grosso, a fim de apurar as condições de desmatamento em diversas áreas do estado.
A missão dos seis senadores, acrescentou Gilberto Goellner, terminará na sexta-feira (16/05), com a realização de uma audiência pública na Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso.
O senador também comentou a saída de Marina Silva do Ministério do Meio Ambiente. Na opinião dele, não condiz com a realidade a afirmação do diretor-executivo do Greenpeace Brasil, Frank Guggenheim, de que a saída da ministra demonstrava a irrelevância das questões ambientais para o governo Luiz Inácio Lula da Silva.
- Realmente, ninguém concorda com isso, não podemos concordar. Este governo, sim, é responsável e tenta ser responsável, no mérito, por todas as ações que visam a sustar o desmatamento da Amazônia e a dar sustentabilidade a todas as atividades econômicas que advêm da relação homem/ambiente - afirmou o senador.
Na interpretação de Gilberto Goellner, o Ministério do Meio Ambiente atrasou a realização de obras do governo federal nos últimos anos, pela demora na liberação de licenciamentos ambientais para construção de estradas e hidrelétricas.
- Também na área agrícola, os transgênicos demoraram muito para sair do papel e o Brasil, realmente, está perdendo, com dez, 12 anos de atraso no setor dos transgênicos. Eu diria que a ministra Marina Silva era exigente e, às vezes, até demais. E muitas coisas do governo não andaram - disse o senador.
Em aparte, o senador Expedito Júnior (PR-RO) elogiou o pronunciamento do colega e disse que a construção de hidrelétricas em Rondônia foram atrasadas "por conta de uma demora injustificada do próprio Ibama de conceder a licença ambiental".
(Por Augusto Castro, Agência Senado, 13/05/2008)