Ministra do Meio Ambiente desde a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003, Marina Silva, que pediu demissão do cargo nesta terça-feira (13/05), deverá reassumir mandato de senadora "em breve", conforme confirmou à imprensa, na tarde desta terça-feira (13/05), o senador Sibá Machado (PT-AC), suplente de Marina. Ele não soube dizer, no entanto, quando isso acontecerá.
- Marina Silva fez um excelente trabalho e ajudou a mudar idéias sobre meio ambiente no Brasil - afirmou. Para ele, a demissão de Marina Silva não traz qualquer risco à política brasileira de meio ambiente e de desenvolvimento sustentado na exploração da floresta amazônica.
Sibá Machado disse que teve uma conversa rápida, por telefone, com a ministra, quando ela confirmou sua intenção, mas não deu detalhes. Ele afirmou que são injustas as críticas de que ela, à frente do Ministério do Meio Ambiente, teria prejudicado a política industrial do país.
- Quando ela chegou, havia problemas em 45 projetos de hidrelétricas. Agora, esse número não chega à metade - disse.
Sibá não acredita que a demissão da ministra possa ser atribuída às obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Sibá pretende voltar ao Estado do Acre quando Marina Silva reassumir o mandato.
- Agora, vou ter tempo para continuar os estudos - disse.
(Por Eli Teixeira, Agência Senado, 13/05/2008)