A Comissão de Assuntos Municipais da Assembléia Legislativa gaúcha aprovou a criação de uma subcomissão mista para tratar dos impactos sociais, ambientais, econômicos e culturais ocasionados pela construção de barragens e usinas hidrelétricas no Rio Grande do Sul. A aprovação aconteceu na reunião ordinária desta terça-feira (13/05), presidida pela deputada Kelly Moraes (PTB). A subcomissão deverá funcionar no âmbito das comissões de Assuntos Municipais e de Saúde e Meio Ambiente, e terá 120 dias para desenvolver suas atividades.
Conforme o proponente da subcomissão, deputado Raul Carrion (PCdoB), “o objetivo da subcomissão mista é dar desdobramento ao assunto já debatido nessas duas comissões, verificar problemas em projetos já implantados e evitar futuros prejuízos e conflitos com as comunidades atingidas”. O requerimento pedindo a subcomissão também foi apresentado pelo deputado Gilmar Sossella (PDT).
A presidente da comissão, deputada Kelly Moraes (PTB), igualmente salientou a necessidade de aprofundar o debate sobre o tema e encontrar alternativas para o problema.
Participaram da reunião os deputados Elvino Bohn Gass (PT), Luciano Azevedo (PPS), Álvaro Boéssio (PMDB), Gilmar Sossella (PDT), Aloísio Classmann (PTB), Alberto Oliveira (PMDB), Ronaldo Zülke (PT), Frederico Antunes (PP), Raul Carrion (PCdoB) e Adolfo Brito (PP).
(Por Daniela Bordinhão, Agência de Notícias AL-RS, 13/05/2008)