O presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Alceu Moreira (PMDB), esteve em audiência, no final da tarde desta terça-feira (13/05), com o prefeito de Porto Alegre, José Fogaça e o secretário estadual do Meio Ambiente, Otaviano Brenner. Na pauta da reunião, a discussão sobre os investimentos para o Parque Estadual do Delta do Jacuí. Alceu Moreira defende que R$ 18 milhões, provenientes de compensação ambiental da Aracruz Celulose, que terá de ser feita em função da implantação de unidade da fábrica em Guaíba, sejam aplicados no local.
Conforme o presidente da AL-RS, "é possível complementar esse recurso com o dinheiro de outras empresas. Podemos ainda indicar trabalhar no orçamento estadual do próximo ano", destaca Alceu Moreira. A idéia do presidente é reunir o Estado, o Legislativo, prefeituras e empresariado em torno de uma proposta, já que a área do parque é historicamente carente de recursos.
Na audiência ficou definida a formação de um grupo de trabalho para estudar formas de aplicação dos recursos, por representantes da Assembléia Legislativa, da Prefeitura e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. O grupo terá 30 dias para a análise e o resultado deverá ser apresentado no dia 16 de junho, no gabinete do prefeito da Capital. O parque abrange os municípios de Porto Alegre, Canoas, Nova Santa Rita, Eldorado do Sul e Triunfo.
(Por Rjane Silva e Letícia Mallmann, Agência de Notícias AL-RS, 13/05/2008)