Somente na Festa da Colônia foram gerados 1.930 litros fora os 600 litros que os colonos recolheram
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Gramado informa que foram recolhidos 3.856 litros de óleo vegetal, durante o mês de abril. Somente na Festa da Colônia foram gerados 1.930 litros, "sem contar com os mais de 600 litros que os colonos recolheram e que serão utilizados para produção de sabão ecológico", salienta o secretário Vitor Volk.
A Prefeitura de Gramado participa do Projeto de Recolhimento de Óleos Vegetais -
REMOV, há 4 anos, numa parceria firmada com restaurantes, hotéis, escolas municipais e estaduais e a comunidade. O município incentiva a reutilização máxima dos resíduos, "no caso do óleo vegetal, a sua destinação correta também melhora a qualidade de rios e afluentes que são os principais receptores do óleo mal descartado", destaca Vitor.
O óleo de cozinha usado pode ser responsável por inúmeros problemas de contaminação da água. Um litro de óleo, pode poluir até um milhão de litros de água. Isso sem falar do problema que pode acarretar para o tratamento dos esgotos. O óleo quando descartado diretamente no vaso sanitário ou na pia de cozinha, seja doméstico ou de um restaurante, pode fazer com que haja entupimento dos encanamentos, prejudicando a própria residência.
"O óleo forma uma película na superfície dos rios dificultando a entrada de luz e a troca de oxigênio, diminuindo os animais aquáticos que mantém o equilíbrio dos mesmos. Pode também ser um ponto para proliferação de vetores como ratos e baratas", explicou o Secretário.
Todo o material recolhido é encaminhado à empresa Cegon, para ser transformado em matéria prima para sabão e sabonete. As pessoas que tiverem interesse em aderir ao Projeto pode entrar com contato com a Secretaria do Meio Ambiente através dos telefones; (54) 3286 0215 ou 3286 0262.
(Jornal NH, 13/05/2008)