Relatórios serão encaminhados a Casa Civil
Na última sexta-feira foi decretada oficialmente a situação de emergência na cidade. Ontem (13), representantes da Defesa Civil Regional estiveram em Bagé por solicitação do órgão Estadual, para avaliar a real situação.
O coordenador da Defesa Civil Municipal, capitão Max Meinke, recebeu o representante da Coordenação Regional com sede em Pelotas, o capitão Daniel Silva da Silva.
Durante o encontro Meinke descreveu o processo da deficiência hídrica, que começa a prejudicar o abastecimento da cidade que enfrenta racionamento de 12 horas.
Capitão Silva explicou que a visita tem por objetivo encaminhar um relatório sobre o que foi visto, à Casa Civil. Depos disso, a governadora do Estado, Yeda Crusius, deverá homologar ou não, a situação de emergência.
Durante o encontro o coordenador regional, analisou a documentação que foi formulada através dos órgãos locais, sobre os danos do efeito da estiagem na zona rural e urbana da cidade.
Depois de solicitar os ajustes necessários, Silva ouviu o relato dos técnicos do Daeb e foi constatar pessoalmente os níveis das duas principais barragens da cidade: a Sanga Rasa e a do Piray.
Outra questão que fará parte do relatório elaborado por Silva, são os sentimentos da comunidade em relação a estiagem e suas conseqüências. “Essas informações, com relatos pessoais dos integrantes da comunidade, são consideradas importantes para que se possa concluir a avaliação”, argumenta.
O relatório da vistoria depois de assinado pela governadora do Estado, será encaminhado a Brasília para que seja reconhecido pela União, o que deve ocorrer em no máximo 20 dias.
(Por Viviane Backer, Jornal Minuano, 14/05/2008)