Dentro de 30 dias começa a funcionar em Pelotas o abastecimento de Gás Natural Veicular (GNV). As obras no Posto do Salso, localizado na avenida Cidade de Lisboa, 544, no Fragata, estão concluídas, resta colocar as bombas e a HPU (equipamento que comprime o gás), a cargo da Abastecedora Charrua. O empreendimento é autorizado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), que deve emitir nos próximos dias a terceira e última licença, a de operação.
Segundo o proprietário do Posto do Salso, Paulo Borges, o documento ainda não foi liberado porque falta a instalação dos equipamentos, mas tudo foi feito de acordo com as normas do órgão ambiental, o que lhe dá tranqüilidade em relação à autorização final.
O GNV custa cerca de 50% a menos que a gasolina e Pelotas já tem oficina especializada para conversão de veículos. A Motorgás é a única empresa autorizada pelo Inmetro na Zona Sul para realização do serviço, que leva de dois a três dias para ser feito. Qualquer carro pode ser convertido.
O GNV é um combustível “limpo” por não apresentar impurezas e resíduos da sua combustão. Outro ponto favorável para sua utilização é o fato de não ser corrosivo e nem produzir depósitos de carbonos nas câmaras de combustão. Além disso, o GNV não contém aditivos.
Embora a conversão seja feita em até três dias, o dono do veículo tem de passar por processo junto ao Detran, para mudança de característica do carro e emissão de documentos de biocombustível, e órgão credenciado ao Inmetro, para liberação do Certificado de Segurança Veicular (CSV).
(Por Tânia Cabistany, Diário Popular, 14/05/2008)