Criada em 1987, a Fundação Gaia é presidida por Lara Lutzenberger e atua na área de educação ambiental, agricultura regenerativa e consultoria ambiental. O principal atrativo é a sede rural, em área de 30 hectares próximo ao município de Pantano Grande, a 120 km da Capital. No local, onde o corpo de Lutzenberger foi enterrado, há uma grande residência, com capacidade para receber até 30 pessoas em seus cursos, oficinas e seminários.
A área pertencia a uma pedreira de exploração de basalto e, graças à dedicação de Lutzenberger, familiares e colaboradores, teve flora e fauna recuperadas. 'Percebi que aliar arte e cultura à questão ambiental mostrou-se algo inspirador e envolvente', diz Christian Goldschmidt, coordenador cultural da Fundação Gaia. Visitas ao Rincão Gaia devem ser agendadas pelo telefone 3330-3567 ou e-mail sede@fgaia.org.br. O site da fundação é www.fgaia.org.br.
A empresa Vida Produtos e Serviços em Desenvolvimento Ecológico Ltda. (www.vida-e.com.br), criada por Lutzenberger em 1988, tem sede em Guaíba, desenvolvendo programas e atividades de reciclagem de resíduos industriais, além de consultoria ambiental para empresas. A Vida tem filiais em Eldorado do Sul (RS), Três Barras (SC), Camaçari (BA) e Belmonte (BA). No RS, o principal cliente é a Aracruz Celulose.
(Por Elio Bandeira, Correio do Povo, 14/05/2008)