O diretor-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Mário Moncks, e o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Sebastião Melo, assinaram hoje, 13, um convênio pelo qual o lixo seco do legislativo será recolhido pelo DMLU. "Como um dos poderes da cidade, tínhamos que formalizar esse exemplo, coerentemente, com o que pregamos nesta casa", explicou Melo. "São exemplos como este que reforçam o nosso trabalho social ligado ao serviço de limpeza urbana", completou Moncks.
A Câmara Municipal passa agora a instruir e treinar representantes dos gabinetes para segregar corretamente o lixo produzido e encaminhá-lo aos pontos onde o DMLU recolherá três vezes por semana. O material será encaminhado às unidades de triagem conveniadas com o DMLU, onde trabalham 715 pessoas (82% mulheres) que têm renda média mensal de R$ 480,00. "Será recolhida aproximadamente uma tonelada e meia, três vezes por semana", estima o diretor da Divisão de Projetos Sociais, Reaproveitamento e Reciclagem do DMLU, Jairo Armando dos Santos.
A exemplo deste convênio, o DMLU está à disposição dos grandes geradores (empresas e condomínios) da cidade que quiserem se cadastrar pelo telefone 3289-6866 para terem uma coleta especial de lixo seletivo.
(Prefeitura de Porto Alegre, 13/05/2008)