Oferecer capacitação técnica e gerencial para que os pequenos produtores minerais possam desenvolver sua atividade de forma sustentável é o objetivo do Programa Nacional de Extensionismo Mineral, que foi lançado ontem (12) pelo Ministério de Minas e Energia.
“Queremos levar até este produtor informações técnicas, gerenciais, de mercado e de legislação para que ele possa desenvolver de uma forma sustentável a sua atividade”, explica a diretora de Desenvolvimento Sustentável na Mineração do ministério, Maria José Salum. Ela destaca que o objetivo é levar assistência aos mineradores em seu local de atuação e, para isso, estão sendo feitas parcerias com estados e municípios para disponibilizar técnicos do setor.
O auxílio também será feito de forma virtual. O Portal de Apoio ao Pequeno Produtor Mineral - Pormin (www.pormin.gov.br) oferece informações sobre a atividade e terá artigos e notícias. Para facilitar o acesso dos produtores ao site, serão montados telecentros e centros de inclusão digital em diversas cidades.
“A grande dificuldade é fazer chegar até eles informações técnicas e gerenciais que permitam que eles extraiam bem, de forma sustentável, um recurso mineral que não é renovável”, diz Maria. Segundo ela, 27 telecentros já estão implantados e mais 19 devem ser instalados.
(Por Sabrina Craide,
Agência Brasil, 12/05/2008)