O urbanista Jaime Lerner, ex-prefeito por três vezes de Curitiba, confirmou presença no fórum de encerramento do ciclo de debates "Porto Alegre, Uma Visão de Futuro". A confirmação foi feita na tarde desta segunda-feira (12/05), durante encontro com a comitiva de vereadores e parceiros do evento que se inicia na próxima quarta-feira (14/05), às 9 horas, no teatro do Prédio 40 da PUC.
Lerner foi também um dos fundadores do Instituto de Pesquisas e Planejamento de Curitiba (Ippuc), considerado um dos órgãos precursores na organização de projetos e programas urbanísticos no país. Para o presidente da Câmara, vereador Sebastião Melo (PMDB), a presença de Jaime Lerner qualificará os debates e assegura os objetivos do fórum. As conclusões dos debates deverão servir de base para a criação do instituto de altos estudos de Porto Aelgre.
Antes do encontro com o ex-prefeito, os vereadores e parceiros na realização do "Porto Alegre, Uma Visão de Futuro", visitaram o Ippuc. O instituto foi criado em 1965 durante a gestão do prefeito Ivo Arzua Pereira (1962-1966), a partir de recomendação da Comissão Julgadora do concurso realizado em 1964 para que um grupo de técnicos da prefeitura de Curitiba acompanhasse todas as etapas de elaboração do Plano Preliminar de Urbanismo da cidade.
Criado sob o nome de Associação de Pesquisa e Planejamento Urbano, ao mesmo tempo foi encaminhada à Câmara Municipal proposta de lei que criava o Ippuc. As atribuições do instituto foram ampliadas em 1991, através de lei que tratava da reforma administrativa. A partir disso, o Ippuc passou a elaborar os Orçamentos Plurianual e Anual de Investimentos da prefeitura, além de acompanhar as metas físico-financeiras dos programas e projetos para articular e consolidar estes programas, projetos e planos.
A comitiva porto-alegrense foi recebida pelo presidente do instituto, Augusto Canto Neto, e toda a diretoria da entidade. Participaram do encontro, além do presidente Sebastião Melo, os vereadores Neuza Canabarro (PDT) e Adeli Sell (PT); o coordenador-geral do fórum Porto Alegre, Uma Visão de Futuro, professor João Carlos Brum Torres; o secretário municipal do Planejamento, José Fortunati; o presidente da Sociedade de Engenharia do RS (Sergs), Newton Quites; o presidente da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura no RS (Asbea/RS), Joaquim Haas; e o presidente da seção gaúcha do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/RS), Carlos Santana, além do arquiteto Jorge Debiagi.
Antes da visita ao Ippuc, o grupo foi recebido pelo prefeito Beto Richa (PSDB), que falou sobre o investimento maciço que o município realiza na informatização de todos os órgãos. A planta do município de Curitiba, segundo Sebastião Melo, é a base do trabalho desenvolvido pelo Executivo, através de informações que são permanentemente atualizadas para que o prefeito tenha uma noção real da situação da cidade.
(Por Gilberto Jasper, Ascom CMPA, 12/05/2008)