O painel “Gestão Ambiental na Comunicação”, realizado na manhã desta segunda-feira (12/05) na Assembléia Legislativa, trouxe importantes avanços para a participação objetiva do parlamento gaúcho na preservação do meio ambiente. O projeto Carbono Neutro, apresentado no plenarinho da AL-RS, visa estabelecer mecanismos de neutralização de carbono e formas de compensação para a emissão de gases na atmosfera para grandes empresas, como forma de evitar o aquecimento global.
A medida pode ser colocada em prática em breve também na Assembléia gaúcha. O deputado estadual Jerônimo Goergen(PP), um dos apoiadores do painel idealizado pela Band RS, propõe que todas as sessões plenárias do legislativo sejam objeto de compensação ambiental por meio da neutralização de carbono. Desta forma, todo o consumo de energia e a formação de resíduos sólidos seriam compensados através do plantio de árvores.
A iniciativa de neutralização de carbono já é utilizada por muitas empresas gaúchas e ganhou a adesão da rádio BandNews 99,3 FM, que plantará 206 mudas de árvores por ano em reservas ambientais do RS para compensar emissões de carbono geradas na produção do programa BandNews 1ª edição. “Pretendemos que com este projeto piloto nós possamos estar influenciando a comunidade gaúcha para que também tome atitudes semelhantes. O papel de um veículo de comunicação é informar mas também contagiar positivamente”, diz Renato Martins, diretor de Jornalismo da Band RS.
Para Antônio Gornatti, um dos palestrantes do painel, diretor da empresa Sem Carbono, a preservação ambiental passa por informação e bons exemplos: “noventa por cento da produção industrial do planeta está voltada para o consumidor final, então está neste consumidor o poder da mudança, em questões simples que lá na ponta podem fazer uma grande diferença. A participação de empresas de comunicação e do parlamento neste processo é fundamental”, completa Gornatti.
O deputado Jerônimo Goergen já levou a proposta ao presidente da AL-RS, Alceu Moreira, que manifestou total apoio. Um projeto será encaminhado à mesa diretora da Assembléia para encaminhamento de uma resolução. “A compensação das sessões plenárias como forma de neutralização de carbono é um exemplo prático que a Assembléia gaúcha dá, e servirá como demonstração de que a preservação ambiental deve ser feita por todos”, afirma o parlamentar.
A Comissão de Saúde e Meio Ambiente da AL-RS apoiou o painel “Gestão Ambiental na Comunicação”. Participaram do evento o secretário estadual do Meio Ambiente, Carlos Brenner de Moraes, o secretário municipal, Miguel Wedy, bem como a diretora presidente da Fepam, Ana Pellini e representantes do ministério público.
(Por Alexandre Farina, Agência de Notícias AL-RS, 12/05/2008)