O presidente da Assembléia Legislativa gaúcha, Alceu Moreira, esteve nesta sgunda-feira (12/05) à tarde no Paço Municipal. Ele foi levar ao prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, uma proposta de investimento no Parque Estadual Delta do Jacuí. O recurso de R$ 18 milhões será proveniente da compensação ambiental que a fábrica da Aracruz Celulose terá de fazer em função da implantação de sua unidade em Guaíba.
Segundo o engenheiro florestal, Antonio Carlos Souza, da Assembléia Legislativa, a Fepam indica que o recurso deve ser investido na área de preservação mais próxima. "Podemos fazer um trabalho na área dos resíduos sólidos", sugeriu o prefeito. Hoje, muitos moradores das ilhas de Porto Alegre buscam lixo na área central de Porto Alegre e o que não é reciclado acaba poluindo o Parque. "Hoje não podemos proibir a entrada de resíduos porque é uma alternativa de renda para aquela população", observou Fogaça.
Nesta terça-feira (13/05), o presidente da Assembléia participa de reunião na Secretaria Estadual do Meio Ambiente para tratar da questão. "É possível complementar esse recurso com o dinheiro de outras empresas e podemos ainda indicar trabalhar no orçamento estadual do próximo ano", adiantou Moreira. A idéia do presidente é reunir o Estado, o Legislativo estadual, prefeituras e empresariado em torno de uma proposta, já que a área do Parque é historicamente carente de recursos.
Parque Delta do Jacuí
Situado na Região Metropolitana de Porto Alegre, no encontro dos rios Jacuí, Gravataí, Caí e Sinos, o Parque é formado por 30 ilhas e porções continentais com matas, banhados e campos inundados. Das ilhas, destacam-se a dos Marinheiros, a Pintada, a das Flores, a da Pólvora e a Mauá. Lontras, jacarés-de-papo-amarelo, capivaras e uma grande variedade de aves aquáticas fazem parte da fauna do Delta. O complexo de ilhas funciona como filtro e esponja regulando a vazão dos rios em épocas de cheias, protegendo a população da grande Porto Alegre. O Parque abrange os municípios de Porto Alegre, Canoas, Nova Santa Rita, Eldorado do Sul e Triunfo.
(Por Cristiane Vianna Amaral, Agência de Notícias AL-RS, 12/05/2008)